Serviços

TRATAMENTO DE EFLUENS

As Estações de Tratamento de Efluentes, ETE´s, são unidades destinadas ao tratamento de efluentes gerados por atividades antrópicas, sejam efluentes domésticos ou por processos industriais.

A legislação ambiental exige o tratamento dos efluentes antes do lançamento nos corpos receptores da natureza, sejam rios ou mar. O não atendimento à legislação pode gerar altos custos de multas ou mesmo a paralização das atividades.

Atualmente, antes de atender à legislação, as pressão da sociedade têm exigido a melhoria da qualidade do ambiente e sustentabilidade.

As unidades destinadas ao tratamento de efluentes domésticos, são comumente conhecidas como Estações de Tratamento de Esgotos e as unidades destinadas ao tratamento de efluentes não domésticos são conhecidas como ETAR, Estações de Tratamento de Águas Residuárias, ETE-I – Estações de Tratamento de Efluentes Industriais ou ainda ETE-Q – Estações de Tratamento de Efluentes Químicos.

Os processos envolvidos no tratamento de efluentes, assim como para o tratamento de águas, são diferenciados e devem ser definidos conforme a origem e a destinação que se pretende dar a esses efluentes tratados. Para o tratamento de efluentes domésticos os métodos biológicos oferecem vantagens em termos de qualidade pelo custo de operação, e podem ser
Anaeróbicos ou Aeróbicos ou ainda mistos.

E, assim como em ETA´s, as ETEs podem ser construídas em concreto ou pré- fabricadas em PRFV-Plástico Reforçado em Fibra de Vidro, PP-Polipropileno ou
Aço. As tecnologias utilizadas devem ser definidas conforme os objetivos e condições de cada cliente, tendo em vista, eficiência exigida, custos de operação e visão de longo prazo.